22 junho, 2008
11 maio, 2008
Projecto de Moradia na Sobreira - Por Cláudio Vieira
Para evitar grandes movimentos de terras neste terreno que serviu de base para a moldagem desta moradia, aproveitou-se a inclinação do mesmo para projectar nas cotas mais baixas a garagem, escritório, piscina interior, W.C. e a entrada principal.
Mais a norte e a uma cota mais elevada do terreno localizam-se os quartos com orientação a poente e a cozinha com orientação a nascente. A sala de estar/jantar situa-se ao mesmo nível das divisões referidas anteriormente e é a única divisão que não comunica directamente com o terreno, sendo complementada por uma varanda dirigida a sul/poente.
A inclinação permite assim, na maioria das divisões, dar a sensação de estarmos sempre numa moradia de R/C conseguindo desta forma uma comunicação com o exterior muito agradável.
O isolamento térmico escolhido para esta habitação será do tipo cappotto (isolamento pelo exterior). Com este tipo de isolamento garantimos a eliminação de praticamente todas as pontes térmicas e um acabamento final de alta qualidade.
Ao nível da protecção solar para complementar as palas e os estores exteriores orientáveis ou persianas foram projectadas venezianas de correr de forma a criar sombreamentos nos vãos envidraçados de maior dimensão.
O envidraçado da piscina será de correr ou de fole, oferecendo ao habitante, quando aberto, a sensação de uma piscina exterior. A piscina será aquecida e para tal iremos recorrer aos painéis termodinâmicos colocados na cobertura.